domingo, 14 de junho de 2009

Agitar as águas

“Não é culpa minha se o copo humano não pode resistir três dias sem beber. Não me sabia tão prisioneiro das fontes. Não suspeitava de uma tão curta autonomia.”
Saint – Exupéry, 1946

Sentada no café, como de costume ao fim de almoço, não pude deixar de ouvir a conversa da mesa ao lado, onde se dizia, que um funcionário da Câmara depois de ter sido chamado e de ter ido ver uma torneira que estava a jorrar água para a via pública, disse: - deixa arder que hoje é feriado amanhã compõe-se.
Ora isto significa que a dita torneira esteve a jorrar água pelo menos 24 horas.

Seria uma hora de trabalho, ou nem isso, que deixava o dito sr. cansado?
Claro que não, mas mais uma vez as pessoas só pensam em si próprias, ou melhor nem em si próprias, porque se a dita pessoa estivesse devidamente informada, saberia que o planeta corre riscos de ficar sem água potável e TODOS, vamos sofrer as consequências dos nossos actuais actos.
A isto também se chama falta de educação, particularmente de educação ambiental. Na verdade apesar da Terra possuir uma quantidade apreciável de água, a maior parte dela não pode ser directamente utilizada pela Humanidade. Cerca de 97,5% da água é salgada, e portanto não é potável, e 1,97% da água potável, não pode ser utilizada porque permanece gelada nas calotes polares e nos glaciares. Isto significa que 0,53% da totalidade da água do planeta pode ser utilizada pela espécie humana.
Prevê-se que em 2025 se acentue a falta de água e 2,5 mil milhões de pessoas terão menos de 1000m3 de água por ano e por pessoa para viver.
Por isso meus amigos não podem continuar a ter atitudes como a supracitada, pois não é a Câmara ou o vizinho do lado que sofre as consequências, somos todos.
Elsa Loureiro

3 comentários:

Anónimo,  15 de junho de 2009 às 01:30  

Cara Elsa,

citou Exupéry de uma forma oportuna e interessante. É este o mundo em que vivemos.

Peço-lhe desculpa por usar o seu post para afirmar o meu descontentamento em relação ao Indigente.
É uma vergonha permitirem os comentários que por cá se colocam. Eu desisto apenas porque não vale a pena. Por vocês visitiva, lia e gostava, mas agora sinto vergonha de ser santarense. Parto até que moderem os comentários. Já ultrapassou o razoável.
Comentaristas a puxarem a brasa à sua sardinha em exibições tão ridículas..
Bom, depois veêm os outros mal educados...
Não há paciência.

Abraço e desejo de bom trabalho

CT,  15 de junho de 2009 às 13:38  

Realmente, eu não fui obstáculo à aposição do teu belo tema. O meu anterior comentário é apenas um pequeníssimo complemento à bela exposição que aqui retratas.

Como sempre trazes a este local temas absolutamente cruciais, muito teremos a meditar sobre o uso e abuso que fazemos do precioso líquido, que na nossa vida serve para tudo e, que, por dá cá aquela palha, exorbitamos no seu uso.
Nunca é demais apelar ao bom senso de todos os seres humanos a fim de haver racionalidade, contenção e, principalmente, respeito pela forma como se utiliza um bem tão precioso.

Continua a trazer-nos temas que além de nos despertar o interesses, nos educa, acicata o nosso brio no que toca a fazermos melhor uso de um bem tão necessário. Como me ensinou meu Pai:"sem água não haverá plantas, animais, seres humanos, só haverá pedras".

Um abraço e sempre em frente

Alexandre 15 de junho de 2009 às 14:24  

Eu só acho que essas reacções são muitas vezes escapes a exemplos que vêm de cima.

Cumprimentos

Enviar um comentário