quinta-feira, 4 de junho de 2009

Por caminhos de Santar




Santar também já foi conhecida pelas suas boas águas. Hoje, já não estou tão certa dessa qualidade, mas existem livros, antigos que referem as águas de Santar, as suas nascentes e as suas fontes, por exemplo a nascente do Ervedal, como "santas águas" e que até, lhes atribuem poderes curativos.

Sendo a Vila de Santar localizada entre várias termas , esta atribuição às suas águas, não me espanta. O que me espanta e entristece é o abandono a que algumas das fontes de Santar estão sujeitas.

A fotografia que hoje deixo aqui, da Fonte da Feira, nem é o maior exemplo do que falo. Há por Santar outras fontes e até mais dignificantes, que estão condenadas ao maior abandono e negligência. Posso referir como exemplo, a lindíssima Fonte que se encontra em frente à Casa de Santar, na Avenida principal da Vila, na estrada por onde passam a maior parte dos visitantes. Essa fonte está por norma cheia de lixo, suja, abandonada.

Não sei a quem de direito se deve reclamar esta situação!
Não sei até, se entendessemos deixar de fazer criticas do sofá, erguêssemos as mãos e fossemos nós mesmos fazer essa manutenção, se o poderíamos fazer!
Mas não posso deixar de reparar e de comentar por aqui o quanto me entristece verificar que estamos a desistir das nossas fontes.

2 comentários:

Tó Neves,  5 de junho de 2009 às 14:03  

Aproveito este post, para lançar um repto aos candidatos á junta de freguesia(aos que já assumiram e aos que venham a assumir), que se esforcem por recuperar as fontes históricas de Santar, a exemplo do que foi feito com a de Casal Sancho.

Anónimo,  12 de junho de 2009 às 00:05  

Titá

um beijo e parabéns.

Paulinha

Enviar um comentário