terça-feira, 9 de junho de 2009

Escola vs Pais/Educadores

“É lento ensinar por teorias,
mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo”
Séneca

Quantas vezes ouvimos falar em decisões politicas que afectam o sistema educativo, o direito de sabermos o que se passa com os nossos filhos dentro da escola, o direito de termos um ensino de qualidade, o direito de vermos os nosso ideais, as nossas crenças reflectidas no ensino dado aos nossos filhos, o direito de não nos apartarem das decisões relativas ao futuro dos jovens, o direito de …
Como fazer então, valer os direitos a que bastas vezes nos vimos tentados a reivindicar?
Como fazer dos nossos educandos futuros cidadãos cientes dos direitos que lhes assistem, mas não descurando dos deveres que esses mesmos direitos acarretam?
Não deixemos a educação/formação dos nossos filhos dependentes de outros, a escola faz parte do quotidiano familiar, é um prolongamento do lar, no entanto não deleguemos os nossos deveres nos outros, devemos pois trabalhar em conjunto, opinar, sugerir, criticar, reivindicar, mas faze-lo sempre cientes dos nossos deveres, das nossas responsabilidades como pais/educadores, como cidadão formando outros cidadão para a vida.
Muito importante para alcançar este fim, são as associações de pais, e é com muita tristeza que vejo o alheamento dos pais em relação ás associações de pais da Escola Secundária de Nelas e do Agrupamento de Escolas Dr. Fortunato de Almeida.
Deixo um apelo aos pais/educadores, participem na educação dos vossos filhos, através das associações, estas existem para fazer a ligação dos pais/educadores á escola, quantos mais formos, mais poderemos lutar por um ensino de qualidade.

13 comentários:

Anónimo,  9 de junho de 2009 às 18:45  

acho que quem devia ir para a escola era o lixivias...
para aprender a falar com os santarenses...
abram os olhos...
não votem nele...
PODEMOS SANTAR, CASAL SANCHO E FONTANHEIRAS

BLACKMORE,  9 de junho de 2009 às 20:52  

agora estou a ver...!!! mas concordo!:..."falar(mais)com os santarenses...)deixa là...o rapaz è tímido!!!

Anónimo,  10 de junho de 2009 às 10:34  

Quem é o lixivias?
será o que monta a tua mãe,irmã, ou mulher?

Carlos Rodrigues 10 de junho de 2009 às 11:18  

È uma pena que as pessoas entendam os comentários desta maneira, caso não tenham reparado o post é sobre um assunto que ficou claro que vocês não conhecem o tema é educação e prova-se pelo nível dos comentários que esta tem sido muito descurada.

Tó Neves,  10 de junho de 2009 às 13:48  

Simplesmente não entendo, como conseguiram ligar este post a outros assuntos.
Estava para não comentar os comentários fora de contexto, mas como o meu post tem um ideal maior, aqui vai:
Este post destina-se a alertar os pais para o acompanhamento dos filhos na escola, e tambem para ver se conseguia uma maior participação dos pais de Santar nas associações de pais.
Na proxima semana, se não estou em erro dia 16, vão ter lugar eleições para os corpos gerentes da Associação de Pais do Agrupamento, onde se englobam as escolas de Santar. E no inicio do próximo ano lectivo as eleições da Associação da Escola Secundária. Não éra bom e dignificante para Santar que houvesse representantes dos pais de Santar nestas duas associações?

Continuando...
Ontem (dia 09), foi a sardinhada e o sarau na Escola Secundária de Nelas, convivendo, alunos, professores e encarregados de educação, mais uma vez não vi nenhum pai de Santar, com excepção daqueles que oriundos de Santar residem agora em Nelas.

Já agora, uma informação, para a semana vão estar os FINGERTIPS na Escola Sede do Agrupamento.

Sónia 10 de junho de 2009 às 23:21  

Estive no Sarau com o meu afilhado que estuda na Escola Secundária e realmente vi muito poucas pessoas de Santar.É pena!Quando lá estudei, sempre participei no Sarau.Os meus pais não tinham carro, não me podiam ir ver, mas eu não perdia uma oportunidade de participar. Muitas vezes, eram os professores que me vinham buscar e pôr a casa.
Este ano tive oportunidade de ir assistir, uma vez que estuda lá o meu sobrinho, e sou franca ao dizer que pensava encontrar lá mais juventude da nossa terra!
Relativamente às associações de Pais, tenho a dizer que são essenciais para que haja uma boa relação entre a escola e o resto da comunidade escolar.Felizmente trabalho numa Escola onde essa ligação se faz muito bem:organizamos Vendas de Natal e de Primavera, sorteamos cabazes com patrocionios que os pais conseguem, entre outras actividades.No final dos períodos realizam-se festas com actuações das crianças e lanche convívio.E os pais estão lá!Sempre dispostos a ajudar...
É este espírito que é necessário incutir nos pais/encarregados de educação:acompanhar o percurso escolar dos seus educandos mas também ter iniciativa no que diz respeito à convivência social, à partilha de valores e ideias.Se assim for, por certo que a barreira Escola/pais deixará de existir.

R.C.,  10 de junho de 2009 às 23:56  

Por aquilo que me tem sido possível ler aquando da visita a este espaço virtual, grande parte dos comentadores apresenta uma pobreza vocabular assustadora!!!! Desse parco campo vocabular, destacam-se as palavras lixívia e farmácia!!!!É óbvio que quando se fala em intervenção activa no percurso escolar das crianças/jovens, não consigo estabelecer qualquer relação com as ralidades suprareferenciadas!!! Desta forma, tratando-se de assuntos tão sérios e pertinentes, quem ousa tecer comentários desajustados, talvez devesse recomeçar, igualmente,o percurso escolar! Quanto mais não seja, para adquirir conhecimentos básicos do que é viver em sociedade, do respeito por si e pelo próximo! Escola para pais e depois, para filhos! Eis a receita para formar cidadãos cientes do papel a cumprir nesta sociedade cada vez mais ingrata! Mas se não sabe, não opine!

Anónimo,  12 de junho de 2009 às 23:39  

o lixivias no seu melhor
sempre foi assim que o conheci
desde o tempo em que ele viu o cu às mulheres todas de santar
mas uma coisa é certa ele viu das outras porque da mulher e das filhas são os outros a ver
votem nele
votem
tamos fartos dele
podemos santar, casal sancho e fontanheiras

Anónimo,  13 de junho de 2009 às 10:39  

Eu não sou advogado de nimguem, mas é uma pena e uma vergonha que a escumalha de Santar use o que era para mostrar o que de bom há nesta terra para enxovalhar uns e outros.
o lexivias parece-me que já te corneou algumas vezes seu falhado,tu tens muito que explicar mas agora ainda é cedo, deverias ter brilho no teu trabalho quando trabalhavas, porque há muitos favores que fizeste. fico por aqui na proxima eu digo o resto.

Anónimo,  13 de junho de 2009 às 10:49  

Será que estás preocupado porque á tua mulher ele não terá visto só o que tu sabes? ou terá consumado o acto? pobre de ti que só sabias beber e fumar daquilo que tu sabes, e não tinhas habilidade para mais nada.
tem juizo porque tens um telhdo cheio de telhas de vidro.

CT,  13 de junho de 2009 às 11:24  

EDUCAÇÃO, RESPEITO, URBANIDADE, TRÊS PALAVRAS A APRENDER

Jurei a mim mesmo que sempre que aqui se verificassem esta troca de "galhardetes," que por sinal até há alguns bem bonitos alusivos aos clubes, às associações a muitas outras colectividades da maior simpatia e com fins muito nobres. mas não são a esses galhardetes que me refiro. Infelizmente nada têm a ver uns com os outros.

Muitas vezes por aqui passo e não tenho dúvidas que há da parte dos Indigentes e de mais algumas pessoas que, como eu, aqui vêm a fim de dar um contributo, grande empenho na prossecução dos obectivos gizados.

Já tive oportunidade de aqui deixar alguns comentários. Fi-lo sempre na convicção de que este lugar é frequentado por pessoas que se interessam por tudo de bom que vai acontecendo por Santar, mas sinto, com angústia, haver em Santar pessoas que julgo com alguma cultura, mas com uma educação que devem envergonhar os seus próprios pais. Estes pais edestes Jovens que aqui vêm despejar o seu veneno a troco de nada, deverão fazer uma reflecção. Pensar é uma postura que além de digna, nos traz paz de espírito, nos ensina a que cada ser humano se deve o nosso respeito, mesmo que as ideias que aqui se discutam não estejam em sintonia com as nossas.

Estou em crer que as atordas aqui colocadas por não sei quem, sem motivo aparente, se fossem ditas pessoalmente aos visados tenho a certeza que elas não se verificariam porque quem cobardemente, aqui vem insultar e conspurcar o nome não só do comentador mas também o da sua própria família. Dos cobardes não reza a História!...

Eu também já aqui fui visado com palavras menos harmoniosas e com grande falta de urbanismo. Não desisti, não vou desistir, desiludam-se quem pensa que, pelo facto de insultar e enxovalhar, conseguirá ques este espaço perca a vontade de prosseguir nos fins para que foi criado.

Por tudo o que antecede, pelo respeito que a todos devo, deixo o voto de que este espaço continue a crescer e que dele façam parte tudo aquilo que se vier a verificar, tanto para os actuais membros como para outros que se venham juntar aos já existentes.

NÃO DESISTAM


CT

Anónimo,  14 de junho de 2009 às 11:20  

Indigentes

é uma vergonha manter estes comentários publicados. As ofensas aqui proferidas são de tão baixo nível que quase me fazem desistir de cá vir. Confesso que não era meu costume ler os cmentaristas, apenas lia o post. Ao verificar que muitos comentários comentavam outros comentários preocupei-me. Para bem de todos, eliminem os comentários que nada têm a acrescentar aos vossos propósitos. Liberdade é bem diferente de libertinagem, apesar de alguns a confundirem.

Cordial abraço e desejo de continuação de bom trabalho na promoção da Vila de Santar.

P

Tó Neves,  15 de junho de 2009 às 10:29  

Numa segunda leitura aos comentários a este post, aprecebo-me que são mais os que querem que este espaço se mantenha com a dignidade e postura correctos, do que aqueles que apenas querem "enxovalhar".
Pelo que deveremos continuar a defender o bem de Santar e dos santarenses, presentes e ausentes.
A quem só quer "enxovalhar", criem um blogue para o efeito, e demarquem-se deste.

- A repetição do comentário é propositada -

Enviar um comentário