segunda-feira, 22 de junho de 2009

Curtas;

(...) a zebra da escola avivada, de dia e com presenças distintas!!!!!
(...) tempo de pensar, no terreiro não estacionar??!??
(...) urgente, parque infantil precisa-se!!???
(...) com as Azeitonas descascadas salta o azeite á vista??!!!
(...) fruta roubada e de origem duvidosa não comprem!!!!?

28 comentários:

Teresa Sampaio Lança 23 de junho de 2009 às 11:07  

Continuo a ter imensa dificuldade em decifrar estas curtas mensagens. Modestamente, faço somente dois comentários: O Terreiro é lindissimo e dos patrimónios mais valiosos e históricos de Santar. Entendo a necessidade dos moradores precisarem de espaço para estacionar, mas que é um "crime" sem dúvida que sim. Sem dúvida que o Terreiro deveria estar desimpedido de qualquer estacionamento.
Quanto ao PArque Infantil relembro que há muitos anos atrás existiu um parque, erguido com a vontade de um pumhado de Santarenses motivados. Deixaram-no abandonado até à sua extinção. Está na altura de aparecer um outro, maior e melhor. Felizmente Santar até é uma Vila com população em idade para usufruir de um espaço assim.

Cumprimentos,

Pedro Xarilinha,  23 de junho de 2009 às 14:47  

Cara Teresa eu concordo que o estacionamento no terreiro e nao só seja um crime como diz ,mas para os moradores teriam que arranjar soluçoes .uma vez que com a populaçao cada vez mais idosa,mesmo as proprias condiçoes climatericas,obrigavam as pessoas a deixarem os seus veiculos a uma distancia elevada,dai concordar sim mas com soluçoes para moradores.

Quanto ao parque infantil santar ate tem um mas continua abandonado,sem saber ao certo de quem é e o que se pretende com ele.Talvez merece-se mais um pouco de atençao por parte da nossa junta .

A zebra foi pintada com a ajuda de politicos aos que desde ja felicito e deixo a minha opiniao.É pena que só se veja fazer algo em santar nas alturas de eleiçoes ou quando se precisa das pessoas de santar para atingir outros objectivos.É pena porque assim talvez podessemos ter uma vila de santar ainda melhor.

cumprimentos , PEDRO PINA

Tó Neves,  23 de junho de 2009 às 15:17  

Quem não está permanentemente em Santar, como eu, é um pouco mais dificil de decifrar as "curtas". Mas em relação ao parque infantil tenho algo a dizer:
Santar merece um parque infantil condigno, e não só, mas também, um espaço onde as crianças possam brincar em segurança e os pais e restante população possam passar uma tarde sossegada, e onde os nossos visitantes possam fazer as suas merendas.A exemplo do espaço envolvente do parque infantil de Vilar Seco, o parque de S. Miguel em Nelas, e como muitos mais exemplos por esse concelho fora!!

Tó Neves,  23 de junho de 2009 às 15:22  

Aproveitando o comentário do Xarilinha, o parque infantil existente no loteamento a caminho do cemitério, existe porque é/foi obrigatória a sua construção por parte do promotor do lotemento, como infraestrutura básica, mas que após a sua concepção passa á responsabilidade publica, e essa a meu ver nunca existiu!

PEDRO PINA,  23 de junho de 2009 às 15:47  

Pois é isso Tó.Tambem gostava de saber como ha fundos para a construçao desses parques em vilar seco e nelas e santar esta no esquecimento. se calhar deviamos ir a uma assembleia falar nisso,mas arranjam sempre maneira de fugir com o rabo á seringa e começam a falar em outros assuntos.Vamos esperar para ver o que será feito no largo da feira.Talvez com um pouco de vontade ja teriamos um parque igual aos das outras freguesias.

cumprimentos XARILINHA

Anónimo,  23 de junho de 2009 às 17:19  

Ó PEDRO PINA, grande defensor da modernisse, então tanta conversa e tinhas um automovel no Largo do Paço que já tinha ervas, abandonado á anos e foi preciso a Junta lá ir rebocá-lo senão ainda agora lá estava.
tem mas é tino Meu.... beijinhos

PEDRO PINA,  23 de junho de 2009 às 19:26  

Mais uma anonima.pelos beijinhos soponho que seja a nao ser que seja algum barron . mas para responder a tua pergunta so tenho uma coisa a dizer o carro nao era meu mas sim do meu irmao e ele tem mais de 18 anos se é que entendes. Mas pelos vistos o carro devia estar a estorvar ,nao passavas ? cuidado isso dá btres dias antes de morrer ,a cabeça pesada. algum problema sabes onde moro e vai la tirar satisfaçoes.

cumprimentos PEDRO PINA

Mário Quartim,  23 de junho de 2009 às 20:12  

Vou responder ao senhor Anónimo àcerca do automóvel estacionado "ha anos e que foi removido pela Câmara"

Há aqui uma ineixactidão dos fatos narrados pelo Senhor Anónimo, e eu sempre prezei a verdade dos factos, por isso vou repôr exactamente o facto do automóvel "estacionado", que considero ainda mais grave que o Senhor Anónimo, fica pois, aqui o reparo de que o Sr. Anónimo, foi muito simpático para o Pedro Pina, porquanto:

O PP tinha necessidade de um transporte para ir trabalhar, pois o seu transporte próprio tinha sido sinistrado. Sem transporte não podia ir governar a sua vida. Teve um AMIGO que, por ter duas viaturas, lhe cedeu o pomo da discórdia. Usou-o durante todo o Inverno, usou e abusou da amizade dum AMIGO, mas como a viatura já não lhe servia para o transportar ao seu local de trabaho, porque durante o tempo que a usou e foram muitos meses, a viatura foi-se deriorando, como as pessoas que se não cuidarem da sua saúde...!?

Então qual foi a melhor solução para resolver a falta de saúde do carro que gentilmente lhe fora emprestado em boas condições por esse tal AMIGO?

Exactamente, foi isso mesmo que o Anónimo apontou.
A ingratidão por vezes é revoltante. enquanto a viatura teve préstimo o menino andou de "CÚ" tremido, quando a viatura pifou largou-a no primeiro local que lhe aprouve. Não foi entregá-la nas condições em que a recebeu, abandonou-a em local público.

Há um ditado muito antigo e que eu pessoalmente não gosto de citar, mas vou fazê-lo: "não se deve dar pérolas a porcos" eles não as sabem apreciar, porque, enfim, são animais irracionais.

O Senhor PP, deve tirar deste comentário as ilacções que entender, mas nunca se esqueça, quando lhe fizerem um favor, o mínimo que o senhor deve fazer é ter uma conversa com quem o favoreceu, explicar-lhe as razões e, entregar o bem que lhe foi gentilente emprestado, na morada de quem lhe fez essa gentileza.

Portanto o Senhor PP não tem moral para vir aqui apontar a dedo a quem quer que seja.
Tenho dito.


Mário Quartim

Contestatária,  23 de junho de 2009 às 20:42  

Senhor Pedro Pina, Santar não é assim tão grande, e sua população, principalmente a do Terreiro da Carvalha, infelizmente quase composta de víúvos e sem possuirem carta e muito menos carro. Há muitas alternativas ao Terreiro, mas se todos fizerem como o Senhor Pedro Pina (Sabe do que falo?), não haverá mesmo lugares para estacionamento.

E já que vim aqui dar bitaites fica mais um apesar de eu achar que ninguém precisa dele: O Terreiro da Carvalha, sempre foi considerado um lindo espaço, tão lindo como outros que existem no nosso Santar, mas actualmente ele ainda está mais bonito, se eu disser que é um espaço nobre não direi qualquer exagero. Há que respeitar essa linda obra e espaço. Não de devem deixar carros estacionados durante muitas horas e ainda menos carros abandonados, percebeu senhro Pedro?.

Contestária

Vitorino Morais,  24 de junho de 2009 às 00:59  

Boa Noite,

Depois de ler o comentário elaborado pelo Sr. Mário Quartim não pude obviamente ficar indiferente quanto á falsidade desse mesmo comentário,ainda para mais quando o sujeito em causa parece tanto preservar a "verdade dos factos".E vou começar por aí...a viatura a que se refere nada tem a ver com o assunto, a anónima referia-se a um "Fiat Tempra" que estava parqueado no local á alguns anos (uma situação particular e que obviamente nao vou comentar por respeito ao prorietário e respectivas autoridades).Como já deve ter percebido sou eu o AMIGO do Sr. Pedro Pina e proprietário da viatura (Opel Astra) que gentilmente lhe disponiblizei logo a seguir a um azar da vida.E voltaria a fazê-lo se assim fosse necessário.Essa mesma viatura ficou imobilizada por por periodo inferior a um mês,devido a problemas mecânicos que entretanto já foram resolvidos,como é obvio este tipo de pormenores apenas a mim ao Pedro dizem respeito,no entanto decidi revelar para que o Sr. possa mais uma vez preservar a sua "verdade dos factos".É incrível como parece estar atento a todos os pormenores da vida alheia,deverá no entanto tentar ser mais coerente e justo nas afirmações que elabora.Mas olhe que até vou retirar alguns aspectos positivos dessa sua sabedoria,ou seja,já que o Sr. está assim tão informado sobre aquilo que é dos outros,porque não perguntar-lhe a si quando é a proxima revisão,se já devo mudar o óleo á viatura,estará a pressão dos pneus adequada?Avise-me quando der conta disso.

Vitorino Morais

Vitorino Morais,  24 de junho de 2009 às 04:56  

Quanto ao tópico "tempo de pensar,no terreiro não estacionar" só gostaria de perceber qual a razão pela qual se criticam os moradores ao parquearem lá as viaturas,quando pelo menos duas vezes por semana se encontram em "exposição" as bombas dos magnatas que por vezes chegam a impedir o tráfego na área???Por acaso já alguém se lembrou de alertar os Srs. Drs. que vão pra lá semanalmente "saborear" o bom vinho da zona para retirar o Mercedes AMG do local visto ninguém conseguir contornar o pelourinho por causa de Vossa Excelência???Ah pois...é bem mais fácil dizer "Ó Xarilinha,tira daí a lata que o pessoal quer ir prós copos".Vamos mas é tentar apanhar os "tubarões",deixem lá as sardinhas em paz que essas não fazem mal a ninguém.E não me venham com a história da "divulgação de Santar",isso é mais uma peneira para tapar o sol ofuscante que vos bate em cheio na cara.Eu gostaria de perceber se o Sr. Pedro Pina tivesse parqueado um Bentley em pleno terreiro se o pessoal se importava.Provalvelmente iriam afirmar "Uh...deixem estar o Bentley,é bom para a divulgação de Santar".

Cumprimentos, Vitorino Morais

Vitorino Morais,  24 de junho de 2009 às 05:19  

Para concluir vou tocar num assunto que não consta nas "breves",mas que choca com este do "estacionamento abusivo".Ainda para mais porque estou profissionalmente dentro desta área: disseram-me que o Terreiro do Paço tem segurança privada 24h (1 homem).A minha questão é: Onde? Já todos devem ter sido apanhados de surpresa a meio da noite com uma sirene aos berros que não se cala até ao amanhecer.Já pensaram em criticar isso?E se existe segurança,que está lá ele a fazer?Não me parece que a "harmoniosa" sirene seja bem vinda,muito menos para quem tem bebés em casa ou simplesmente queira repousar depois de um dia de trabalho.Isso sim merece criticas,porque INCOMODA.Agora um automóvel parqueado...sem comentários.Fixem-se no que realmente importa ás pessoas.O bem estar da vila e dos que nela habitam.

Vitorino Morais

Tó Neves,  24 de junho de 2009 às 08:17  

Pelo que li nos comentários anteriores, em relação ao estacionamento, a minha sugestão é a seguinte:
JFS e CMN, Já é tempo da elaboração de um plano de transito e sinaletica actualizado!!!

Mário,  24 de junho de 2009 às 10:41  

Mário Quartim

Senhor Morais

1 - Foi muito bonita a defesa que veio fazer do seu amigo Pedro Pina, não deixa, porém, com essa atitude, de agravar ainda mais a situação, pois pelas suas palavras, verifica-se, que afinal já não era apenas uma viatura mas sim duas, embora em datas diferentes;

2. - Isto só vem reforçar a falta de ética do Pedro Pina e seu Irmão. O Terreiro da Carvalha não pode servir de cemitério de automóveis. É uma Praça demasiado bonita para que se lhe faça tamanha maldade;

3. - Os problemas de estacionamento prolongado nesse Terreiro, mesmo depois do senhor vir aqui justificar o injustificál, continua a ser um atentado ao ambiente bonito que esse Terreiro possui como obra arquitectónica. Há na envolvência desse Paço, ruas com óptimas condições para qualquer pessoa estacionar o seu veículo sem terem que ir muito longe;

4. - O Terreiro do Passo é uma Praça Portuguesa mandada reerguer em moldes actuais, pelo Marquês de Pombal, no Reinado de D. José I, devido ao terramoto de 1755, foi aliás toda a baixa Pombalina reedificada pelo Marquês.

Esta praça foi sempre o centro nevrálgico do embarque de pessoas e bens e por isso o movimento nesse local era grandioso. Actualmente a Praça propriamente dita, está livre e desempedida de viaturas. Mesmo as viaturas pertencentes aos Ministérios que por ali existem, não podem permanecer mais do que o tempo suficiente para apanhar ou largar os Ministros e outros.
Diz o Senhor Morais que é da área, como não explicou a que área se refere, suponho que habite lá perto, e que só existe um segurança
pois eu digo-lhe. na minha rua Av.Berna, à noite nem um segurança se vê, e olhe que a av. é bem comprida e com muito estacionamento;

Por último, digo-lhe o seguinte: não compreendo a sua indignação? Por um lado acha que se deve parquear os pópós e deixá-los aí indefinidamente, por outro, pede às pessoas para que se "Fixem-se no que realmente importa às pessoas. O bem estar da vila e dos que nela habitam" (sic).
Depois disto o que quer que lhe diga? Então um espaço de lazer tão bonito como o Terreiro, para ser aprazível deve estar cheio de carros velhos?

Cumprimentos

PEDRO,  24 de junho de 2009 às 14:56  

Sr Mario

Nem lhe vou dar mais importancia ate porque nao perco o meu tempo com pessoas invejosas e que se preocupam mais com a vida dos outros do que com a que tem em casa. Devia preocupar-se mais com o que tem dentro das suas paredes e deixar as outras pessoas humildes viver a sua vidinha tranquila.Ainda por cima lançar falsos testemunhos sobre carros e julgar as pessoas sobre isto e aquilo sem qualquer sabedoria dos factos. despresavel...Mas como infelizmente o senhor deve ser daqueles pessoas que nao faz nada por santar ,continue e faça aquilo que tem a fazer. Espero sinceramente nunca ter oa azares que infelizmente me afectaram a mim e ao meu irmao porque ao contrario do senhor eu ajudaria a resolver os seus problemas e nao a criticar quem quer que seja por ter isto ou aquilo de uma forma indevida ou outra coisa qualquer.Resta-m desejar-lhe boa sorte para o que falta da sua vida e se tiver mais criticas a fazer faça-as na minha cara,agradecia.

cumprimentos PEDRO PINA

PEDRO,  24 de junho de 2009 às 15:01  

E segundo lugar so queria dizer uma coisa ao meu caro amigo MORAIS ,nao achas que temos mais com que nos preocupar do que com essas pessoas determinadas a criticar tudo que mexe?

Grande Abraço PEDRO PINA

Mário Quartim,  25 de junho de 2009 às 13:09  

Meu caro Senhor Pina, o que me faz voltar aqui, já não é tanto o estacionamentos e/ou abandono de carcaças velhas, traz-me, isso sim, as regras da boa educação. Que eu saiba eu, Mário Quartim, com antecedentes que o Senhor não conhece, pois se nem a mim próprio conhece apesar de eu usar o meu nome, não sendo de Santar, visito Santar muitas vezes porque gosto da sua arquitectura, delicio-me com a beleza desta terra. É evidente que não lhe irei dizer quais as minhas ascedências, mas não me envergonho delas. Peço apenas ao Senhor que quando alguém se lhe dirigir com educação, o faça da mesma forma mesmo que seja para contrapor aquilo que tanto o enervou. As pessoas educadas e eu considero-me pessoa educada, nunca me dirigiria a ninguém, fosse qual fosse o motivo, da formqa que o Senhor o fez em relação à minha pessoa.

Vivemos em Democracia e é em Democracia que se deve agir e como, é óbvio, com direito ao contraditório. Faço-o de acordo com a educação que recebi.


Atentamente
Mário Qurtim - LISBOA

Anónimo,  25 de junho de 2009 às 17:33  

no comment... um grande 0...


cumprimentos

Vitorino Morais,  26 de junho de 2009 às 04:49  

Sr. Mario,

Se o senhor nem sequer reside em Santar e tem em sua posse tanta informação privada sobre os residentes então imagino se cá habitasse...

Gostei do termo que utilizou "carcaças velhas", so demontra que o seu estilo burocrata e refinado.Uma sugestão minha: envergonhe-se.Então voçê vem para aqui mandar bitaites e espera ficar impune?Talvez na av. de Berna as coisas funcionem dessa maneira mas não aqui.E poupe-me ás lições de história,qualquer um vai á wikipédia perquisar isso.

E já agora ainda me ha-de explicar essa dos Ministérios e dos Ministros,é uma piada,só pode.

Outra coisa,o Terreiro do Paço não é nenhum cais de cargas/descargas para o embarque de bens e pessoas.

Outra ainda,quando me referia á area previ logo que nessa sua cabecinha ía dar confusão,visto que me referia á área profissional ( segurança privada ) e não á area de residência.

Vitorino Morais

MQ,  26 de junho de 2009 às 10:03  

O Senhor Moraes só denota ignorância:

primeiro não sabe que a grande maioria dos Ministérios se situam no Terreiro do Paço em Lisboa, logo é aí que todos os dias entram milhares de pessoas entre elas ministros e secretários de estado, não ficam lá as viaturas onde se fazem transportar.

segundo o Terreiro do Paço tem ainda outro nome que é Cais das Colunas onde no tempo da Monarquia se fazia todo o comércio marítimo (daí o nome Praça do Comércio) e até onde todos os dias embarcam e desembarcam centenas de milhares de pessoas que trabalham em Lisboa mas residem no lado Sul (distrito de Setúbal).
não preciso de consultar nenhum site para saber o que é básico e que se estuda na instrução primária.

terceiro na minha cabecinha" não existe confusão nenhuma e para sua informção pouco ou nada me interessa a sua área.

Outra coisa que o Senhor deve aprender: é de muito má educação vir usar do contraditório e em todos eles escrever a palavra "falsidade", não lhe ficava nada mal usar outro termo, porque ficamos com a impressão que o Senhor se julga dono da verdade. Isso não, ninguém é dono da verdade meu caro amigo. sejamos humildes que é tão mais bonito, e sempre ficamos melhor com a nossa própria consciência.

Por último, recomendo-lhe a consulta intensa na Wikipédia, por sinto em si a ignorância do que é o nosso país


Cumprimentos

M

Vitorino Morais,  27 de junho de 2009 às 10:10  

Bom Dia,

Mário Quartim,essa sua pronúncia brasileira (Morais e não Moraes) só denota que o senhor não passa de um caga-lérias que vem para aqui "despejar" informação em vez de se focar no que realmente interessa.Como é óbvio não tenho noção da realidade do Terreiro do Paço em Lisboa nem tão pouco me interessa,visto não ser esse o tema em questão,e digo-lhe desde já que essa sua comparação (ou metáfora) não tem lógica absolutamente nenhuma.Ignorante é o senhor que não tem a mínima noção da realidade e trata os outros como se fosse superior,com essa sua intelectualidade nojenta e superficial.Não me venha ensinar regras de boa educação,aliás,fui bastante bem educado ao não chamá-lo de burro na primeira vez que dialoguei consigo,porque é exactamente aquilo que o senhor é.E foi a última vez,se quiser mandar bitaites agradecia que a partir de agora o fizesse pessoalmente,sempre quero ver até onde vai esse "peito" todo.

Vitorino Morais

Mário Quartim,  27 de junho de 2009 às 10:35  

Tenha juízo e aprenda a ser educado.




Mário Quartim

Vitorino Morais,  27 de junho de 2009 às 11:27  

para MQ

A palavra educação está para voçê assim como o azeite está para a água.Simplesmente não se misturam.

Se estou aqui a dar a cara é porque nao tenho problema nenhum quanto aos ataques pessoais,lembre-se disso.

Vitorino Morais

Anónimo,  28 de junho de 2009 às 14:19  

É só Rambos da treta,presunçosos,arrogantes e outros adjectivos que nem vale a pena referir.
Não foi para isto que este blog foi criado.

Santar merece muito mais de isto,ou ainda não deram conta,bem me parecia.

Só uma pergunta:Ontem houve uma Assembleia de Freguesia,sabiam?
Isto sim parece me bem mais importante.

Um Santarense

Anónimo,  30 de junho de 2009 às 13:00  

Anónimo

EXACTAMENTE! SANTAR TEM DEMASIADO RAMBOS: FILHOS DE MAMÂ E CONVENCIDOS QUE BATEM EM TODOS. Pobre de ti meu lindo Santar, pela tua beleza merecias ser adorada por todos os Santarenses.

Unknown 1 de julho de 2009 às 14:08  

Mas k comentarios!!!pedro e vitorino n liguem...

nos é k fomos criados no terreiro e sabemos bem o seu valor!!!
sim o terreiro deixa de ser bonito com viaturas estacionadas!!!
mas kuando veem akeles rikinhos com altos carroes ninguem se revolta!

tania rodrigues

Unknown 1 de julho de 2009 às 14:14  

ah realmente o parque infantil faz falta!!!!
o k existia no olival da boiça foi removido!!! mas disseram k o voltavam a colocar la ao fim de estar composto!!!
mas a demora ja é muita...
mas kuando la estava n tinha manutencao nenhuma,ate punham as ovelhas a comer a erva...
é pena a demora porque existem muitas criancas neste loteamento e nao podem usufruir de parque de um parque infantil...

cumprimentos

Vitorino Morais,  6 de julho de 2009 às 10:12  

Bom Dia,

É com satisfação que registo mais um post de alguém da minha geração,espero que esteja tudo bem convosco ( Tânia e David ).

Fico á espera da entrada em vigor da proibição de coments anónimos,isto de andar a responder á escumalha já satura.

Cumprimentos, Vitorino Morais

Enviar um comentário