segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Meu aviso

Perante o sucedido nos últimos dias e sem falar pessoalmente com os meus colegas (que presumo estarem de acordo comigo) faço aqui um primeiro e último aviso:
Parece-me que há uma pequena minoria que teima em fazer deste espaço uma espécie de “despejo” da sua má formação, má educação, falta de valores… entre mais uma série de adjectivos negativos que em nada enriquecem este projecto e deitam por terra o trabalho de todos os Indigentes. Perante isto só mesmo a CENSURA.
Faço então o meu apelo à educação, à seriedade que penso ainda existir nestas gentes! No caso de continuarem com esta atitude proponho uma censura aos comentários que só serão aceites se trouxerem palavreado pertinente de ser lido! A política, entre outros temas podem, a meu ver, ser aqui discutidos e argumentados de forma democrática e disciplinada.

10 comentários:

Anónimo,  15 de junho de 2009 às 22:40  

Caríssima Rute,

vem em boa hora afirmar a sua indignidade, bem como a dos Indigentes. Agrada-me que tenha mudado de opinião e que em alguns casos é mesmo necessário moderar os comentários. O termo que suas, estando correctíssimo pode desencadear más interpretações em alguns ignorantes.

Estou e estarei com os Indigentes.

Abraço e bom trabalho.

Anónimo,  15 de junho de 2009 às 22:42  

Onde se lê "suas" deveria ler-se "usa", pelo que peço desculpa pela minha dislexia.

Abraço

Titá 16 de junho de 2009 às 10:42  

Rute,
Amiga Indigente, o que se lê no post da Semana do Municipio, por exemplo, não é democracia, nem liberdade. Ultrapassa em muito o razoável, ou qualquer outro crédito que a nossa boa vontade queira atribuir, por isso, e apesar de não ter sido essa a minha opinião inicial, hoje admito que este espaço só tem condições para continuar com moderação de comentários e nos moldes que a Rute propõe.
Um dia, num seminário sobre Urbanismo, ouvi a Arquitecta Helena Roseta dizer que " Democracia não é para todos, é só para quem a sabe viver". Nunca, como hoje, acreditei tanto nesta frase e se, ao fim de tantos anos pós 25 de Abril, vejo uma pessoa como a Arquitecta dizer isto, quem sou eu para lutar contra o óbvio.

Para ti, Rutinha, o meu apreço especial, o meu carinho...tu sabes
Um beijo grande

RRT,  16 de junho de 2009 às 11:06  

Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Viva! Biba!

1º Aleluia porque a Titã ganhou juízo.

2º Aleluia porque o blog vai ter finalmente o filtro inevitável

3º Aleluia porque a Rute, a que melhor escreve dos Indigentes, usou o integrante que faltava para ser refulgente: emoção, sentimentos!

Viva O Indigente e afins e tudo o que já alcançou!

Biba Santar!

Até breve! Volto daqui a dois meses!

Respeitosamente
RRT

Vitorino Morais,  16 de junho de 2009 às 12:20  

Apoio totalmente a decisão.Parece-me adequada e só peca pela demora.

Cumprimentos

CT,  16 de junho de 2009 às 13:14  

É sempre mau perder-se um elemento de uma equipa que se pretende firme e coesa.
Mas a vida nem sempre é aquilo que nós queremos, mas sim aquilo que a própria vida quer.
Felicidades para a Indigente Dissidente Titá

CT

Anónimo,  16 de junho de 2009 às 14:56  

Rute

um forte abraço. Mantenha a equipa coesa.

Abraço para a Titá. Ficamos a aguardar a sua volta.

ZB

Alexandre 16 de junho de 2009 às 21:52  

Desculpem lá meter o bedelho, mas nestas coisas de blogs acho que tenho uma certa experiência que vem do Canas & Senhorins e de mais uns quantos que criei/dinamizei.

A falta de educação nos blogs que se queiram interventivos é quase inevitável. É-o porque os blogs são, também, o espelho da sociedade em que vivemos onde a má educação existe e sempre existirá (mudarão os padrões para aclassificarmos, mas ela irá manter-se, como o bem e o mal).

Devemos encarar os comentários com elevação e indiferença como o fazemos na nossa vida diariamente. Isto é mais fácil de dizer do que fazer, mas será, a meu ver, esse o caminho.

A moderação de comentários é uma boa solução embora não faltarão vozes que a conotem com a censura (erradamente, digo eu), que passa, efectivamente, a ter possibilidade de existir. Nos blogs comunitários, como este, esse estigma é maior do que num pessoal.

Os blogs comunitários podem ter um papel importantíssimo na comunidade local e dinamizar ideias e discussões, daí que todos os comentários, mesmo os anónimos serem importantes, desde que não insultuosos (e o insulto pode ter uma carga enorme de subjectividade). Há quem queira ser anónimo pelas mais diversas razões algumas delas legítimas e até desejáveis e penso que devemos respeitar e manter essa opção.

Em Canas, em Setembro de 2004, fruto do clima de quase perseguição que existia na altura e do unanimismo que tinha que transparecer (havia união em torno de uma causa, mas muitas ideias de como lá chegar) criou-se um espaço de discussão que agitou muita gente e que quero acreditar que foi importante para corrigir pequenas coisas. Era seguido atentamente por muita gente, alguma dela importante, e eram às centenas os comentários.

Continuem com este Blog e não se incomodem muito com quem teima em ser pequenino. Ele pode ser importante para fazer ouvir a voz de Santar.

Já agora um beijito para a Rutinha :P

Anónimo,  16 de junho de 2009 às 22:29  

Visto por esse prisma, tem mesmo toda a razão.
O Carlos já o afirmara.

Eu sou democrata mas aprecio a minha santa paz.
Continuarei anónimo por questões pessoais e profissionais.

Um blog comunitário serve a comunidade. Com toda a certeza.
Eu sempre defendi a moderação de comentários vendo o projecto de outra forma; um espaço de discussão dá a palavra mas não permite a intervenção agressiva e desrespeitosa, por nada acrescentar aos propósito de um espaço público.

E, Alexandre, este seu comentário é muito oportuno.

Bem haja

Alexandre 16 de junho de 2009 às 22:40  

:)

Esqueci-me de referir a questão dos "heteranónimos" :D

Cumprimentos

Enviar um comentário