quinta-feira, 18 de junho de 2009

Santos Populares;

Esta imagem é de que Santo?

9 comentários:

Tó Neves,  18 de junho de 2009 às 12:36  

Para mim é S. João.

Titá 18 de junho de 2009 às 13:12  

@ Tó
És capaz de ter razão. Será São João e se for, confesso aqui, que é um dos meus apóstolos preferidos, porque segundo os registros do "Novo testamento", João foi o apóstolo que seguiu com Jesus, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz.

@ Carlos,
Agora, uma pergunta: Onde foi tirada esta foto? Ou melhor, em que casa Santarense existe esta pequena estatua, tão bonita? Nunca reparei!

Carlos Aurindo 18 de junho de 2009 às 19:15  

Fontanheiras, casa perto do chafariz
cumprimentos:
Ordysi

Tó Neves,  19 de junho de 2009 às 09:00  

Só o Carlos para descobrir estes tesouros escondidos.
Continua.

Anónimo,  19 de junho de 2009 às 12:51  

É realmente um achado muito interessante.

Penso que é Simão Pedro. Estive a investigar e encontrei uma justificação.

Vejamos o que diz a Bíblia:

"O Mestre vê duas barcas ancoradas à margem; os pescadores desceram e lavam as redes. E
então Ele pede para entrar na barca, na de Simão, e pede-lhe que se faça ao largo. Sentado naquela cátedra improvisada, da barca, começa a ensinar à multidão (cf. Lc 5, 1-3). E assim a barca de Pedro torna-se a cátedra de Jesus. Quando terminou de falar, diz a Simão: "Faz-te ao largo e lança as redes para a pesca". Simão responde: "Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque tu o dizes, lançarei as redes" (Lc 5, 4-5). Jesus, que era um carpinteiro, não era perito em pesca: mas Simão, o pescador, confia neste Rabino, que não lhe dá respostas mas o chama a ter confiança. A sua reacção diante da pesca milagrosa é de admiração e de trepidação: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador" (Lc 5, 8). Jesus responde convidando-o a ter confiança e a abrir-se a um projecto que ultrapassa qualquer sua perspectiva: "Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens" (Lc 5, 10). Pedro ainda não podia imaginar que um dia teria chegado a Roma e seria nessa cidade "pescador de homens" para o Senhor. Ele aceita esta chamada surpreendente, de se deixar envolver nesta grande aventura: é generoso, reconhece os seus limites, mas crê n'Aquele que o chama e segue o sonho do seu coração. Diz sim um sim corajoso e generoso e torna-se discípulo de Jesus.

Abraço para todos.

P

Anónimo,  20 de junho de 2009 às 00:04  

Esqueci-me de citar a fonte da informação que dei em cima. Pelo que peço desculpa.

Foi em http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=papa&artigo=pedro_pescador&lang=bra

Abraço

P

Titá 20 de junho de 2009 às 13:31  

Continuo curiosa por descobrir afinal de que Santo se trata.
Dou os parabéns ao Carlos por descobrir estas pequenas e singelas reliquias, que também fazem parte do nosso património. Eu que até vou com alguma regularidade às Fontanheiras, nunca reparei nessa estátua.
Vale a partilha do conhecimento que este espaço tem realizado.
Bem haja
Cumprimentos,

Anónimo,  20 de junho de 2009 às 23:22  

Titá e Carlos

deve mesmo ser S. Pedro.

Vejamos:
aproxima-se o dia 29 de Junho, o dia mais importante para os santarenses. Se bem me lembro, a Igreja Matriz foi edificada em honra a S. Pedro de Santar, o seu padroeiro. A celebração deste dia era muito grande. Santar parava, bem como todas as aldeias da nossa paróquia que se dirigiam para a vila afim de participarem nas festividades.

Simão Pedro, era pescador e faz sentido, pois na fotografia a personagem aparece com uma grande rede. A rede que viria a "pescar", difundindo a mensagem de Cristo, crentes para a construção daquele que hoje se apresenta como a Igreja de Cristo.

Gostaria que alguém perguntásse ao Senhor Abade. Ele saberá a resposta.

Beijo

Paulinha

Enviar um comentário