domingo, 14 de junho de 2009

Será que a Boa Educação caiu em desuso?

Diz-se que o Homem evoluiu de um "Homem das Cavernas" para um ser "civilizado"...será? Se assim é, o ser humano está a ter uma evolução nos dias que correm que considero regressiva...
… refiro-me a alguns comentários neste espaço.
Será que o Civismo faz mal a alguém?
Mas como a boa educação parte de casa, e quando não a temos, não sabemos respeitar os demais.
Muitas vezes, testemunhamos situações em que as pessoas, abandonando o que lhes poderia restar de uma boa educação, rompem com todos os outros princípios morais ao desmerecer o valor da integridade do ser humano. A sadia convivência nos nossos relacionamentos constrói-se sobre os alicerces do respeito pelos que manifestam opinião diferente da nossa.
Penso ser necessário para aqueles que consideram ultrapassado o cultivo do respeito mútuo uma urgente retoma de um novo comportamento. A nobre virtude do respeito pelo outro tende a favorecer o florescimento da excelência da democracia, dos direitos e deveres em todos os nossos relacionamentos.
Como dizia o Padre António Vieira: “A boa educação é como uma moeda de ouro, em toda a parte tem valor”

12 comentários:

CT,  14 de junho de 2009 às 16:35  

Meu caro amigo Tó Nesves, não o conheço nem pessoalmente, nem os seus laços familiares, estou, porém, convencida, pelo que aqui tenho lido escrito por,é pessoa de bem, cordata, apaziguadora e respeitadora dos seres seus iguais e com princípios de boa educação.

Este seu post vem muito a propósito, pois há pouco tinha pensado em vir aqui apresentar uma discussão que considero sã, entre todos os intervenientes e não só.

Tem-se assistido neste local a grandes agressões cada qual a mais grave. Eu não quero acreditar que estas pessoas que vêm aqui para insultar, não sei quem, já não tenham percebido que não há da parte de qualquer elemento que aqui passa a intenção de magoar ou faltar ao respeito a ninguém.

Pela parte que me toca, as vezes que por aqui passo, trago sempre incentivos ao bom prosseguimento deste blog. Claro que também senti algum antagonismo da parte de alguns que me lêm. Pensei mesmo, em não voltar, mas isso seria para mim uma derrota e a vitória de quem me queria ver pelas costas. Tenho grande pena de não saber quem são os senhores ou senhoras que, com a sua linguagem nos tentam escorraçar, mas considero que não é por aí que serei derrotada. Talvez o fosse através de uma conversa sã e honesta, aí teria que considerar se ficaria ou se iria embora. Essas conversas não têm surgido por isso estou aqui a apoiá-lo a si e aos restantes membros. Não desistam porque é, precisamente isso que os meninos birrentos pretendem. Acho que quem gosta, fica, quem não gosta ou diz porque não gosta mas com educação ou, pura e simplesmente vai embora.

Santar precisa que as suas gentes convivam com saudável amizade. Não pudemos olhar para este povo que é o nosso, com desconfiança. Devemos dar aos que nos agridem, as mãos e fazer como dizia o Zeca "vem traz outro amigo".

Eu até estava para pôr aqui uma ideia quando encontrei este seu lamento, que era promover uma tarde de convívio na Associação Amigos de Santar, basta juntar os Indigentes e os que aqui vêm fazer uma merenda onde cada um levará o seu contributo, como p.e. um bolo um frango assado,sumos, etc. Sei que o Indigente Tiago é amante da música além de outros que sabem histórias,que contam anedotas, que cantam, que declamam, sei lá, tanto se pode fazer para promover uma convivência sã.

Vamos fazer uma homenagem ao Adrião Polónio, ele haveria de gostar deste convívio.Tenho a certeza que este blog, irá ser um sucesso, mas teremos que ser todos os Santarenses sem exclusão, que irão contribuir para que tal aconteça.

Abraço aos Indigentes
CT

Anónimo,  14 de junho de 2009 às 19:39  

Continuam a dar voz e palavra aos que falam mal disto ou daquilo. Ignorem-nos!

Abraços

P

Anónimo,  14 de junho de 2009 às 19:42  

Caro António

Excelente entrada, mais uma vez.

Reforço o seu post, que sendo de António Vieira, Lusófono e sonhador do V Império, vem a ser reforçado por Piaget.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

Abraço e força nessa convicção santarense de boa fé.

P

Titá 14 de junho de 2009 às 19:58  

Caro António,
Mais um post sobre a falta de educação dos nossos visitantes.
Mais uma vez afastados do tema mensal.
Não posso acreditar no que li nos comentários destes últimos post's.
Isto não é democracia, isto já não é um espaço livre, isto já não é critica, nem opinião.
É sim ofensa, abuso, ultraje e do mais baixo nível. Sinto-me triste e envergonhada.
Acho que está na altura de os Indigentes repensarem a existencia de moderação de comentários, pois sinto que sem querer, todos nós Indigentes, ao permitir este tipo de comentários também estamos a afastar-nos do objectivo que nos uniu.
Cumprimentos e aquele abraço

Elsa Loureiro,  14 de junho de 2009 às 21:14  

O problema é as pessoas conhecerem as palavras e não saberem o seu significado, por isso não podem ser educadas nem cívicas.
Ter civismo, é ter dedicação à causa pública, é ter patriotismo, é estar educado para a vida social, é ser delicado e cortês.
Em Roma, ao cidadão que salvava um companheiro no campo de batalha, era-lhe conferida uma coroa cívica.
O civismo, que é mesmo uma palavra maravilhosa, começa a aprender-se na Família, dado pelos Pais e pelos irmãos mais velhos. Depois, vem a Escola, onde se aprendem muitas coisas relacionadas com civismo. Na vida militar, lá no antigamente, quando uma grande parte dos mancebos não sabia ler, é que se notava a diferença, do como iam e do como vinham… E muitos foram, os que através dos tempos ganharam a coroa cívica. As folhas do loureiro, do carvalho ou da oliveira, serviram muitas vezes para colocar na cabeça, de quem tinha praticado actos dignos de “ali se colocarem os olhos”.
Um país desenvolve-se, cria riqueza, impõe-se e avança, pela vontade dos seus habitantes, a viver em harmonia e respeito mútuo.É isso que queremos para Santar,pelo menos que haja educação e civismo. Em nosso entender, é assim em Democracia. Se não for assim, já terá outro nome.
Se a prática do civismo se descurar, se não respeitarmos o que é de todos, como se nosso fosse, não sairemos do mesmo sítio. É o marcar passo no mesmo terreno, é o fazer que anda, mas não anda. Não é isso que queremos para Santar, por isso a melhor forma de responder ás provocações é ignorar.
Elsa Loureiro

Condessa das Fontanheiras,  14 de junho de 2009 às 22:08  

Minha, já amiga(o), CT apraz-me a ideia da merenda! Levo daqui das Fontanheiras o estômago vazio, para que não se estrague nada!
Sinto um entuasismo perene, já me vejo na cabeceira da mesa com um banquete (educado) pela frente!
Cumprimentos da Realeza

Elsa Loureiro 14 de junho de 2009 às 23:09  

Sr.ª Condessa
Está-se a fazer convidada, olhe que é de boa educação que se trata, não confunda os temas.
De qualquer forma até nos pode dar o prazer da sua presença, mas trata-se de um piquenique, toalha no chão, mesa redonda. Lamento, não há cabeceira, portanto ou se mistura com a plebe ou vai continuar de estômago vazio.
E mais lhe digo pançudos não entram.
Sem ofensa a sua majestade, cumprimentos da plebe.

Tó Neves,  15 de junho de 2009 às 09:54  

Reforço a ideia de CT, mas em vez de uma tarde de convivio, proponho a organização de tertulias, com um tema base, onde me redor de uma boa mesa e companhia se podem debater temas do interesse de Santar, intervalados por momentos de lazer (musica, declamações, etc).
Este tipo de eventos acho que se enquadra nos propósitos da Associação "Amigos de Santar".

@CT
Tambem não sei quem é o(a) CT, mas da minha parte e como não tenho nada a esconder, posso dizer-lhe que sou o irmão mais velho do Carlos Neves (também Indigente e fundador deste blogue) e do Rui "Grande"

Cumprimentos

Tó Neves,  15 de junho de 2009 às 10:26  

Numa segunda leitura aos comentários a este post, aprecebo-me que são mais os que querem que este espaço se mantenha com a dignidade e postura correctos, do que aqueles que apenas querem "enxovalhar".
Pelo que deveremos continuar a defender o bem de Santar e dos santarenses, presentes e ausentes.
A quem só quer "enxovalhar", criem um blogue para o efeito, e demarquem-se deste.

CT,  15 de junho de 2009 às 11:25  

Verifico com muito agrado que a proposta que aqui trouxe gerou o consenso da maior parte dos responsáveis por este blog. Acho óptima a forma como é proposto o desejado convívio.

Participarei nele com todo o empenho se a ele for chamado.

Peço desculpa ao ao Irmão do Tó Neves pelo facto de não o esclarecer sobre a minha identidade, mas pode ter a certeza que me há-de conhecer, pelo menos já conhece duas iniciais do meu nome.

Sabe temos que nos resguardar.

Estarei aqui para que me digam o que devo fazer para connvosco colaborar.

Um abraço
CT

Tó Neves,  15 de junho de 2009 às 11:48  

@ CT

Não sei se confundiu, mas o António Neves (indigente) e o Tó Neves, dos comentários são a mesma pessoa.
Assino os comentários com Tó Neves em vez de António, porque é o diminutivo pelo qual sou mais conhecido em Santar.
Cumprimentos

Anónimo,  15 de junho de 2009 às 18:40  

Lá está a CT com gabarolices.

Deixe-se disso! Já mete nojo.

Enviar um comentário